fbpx
 em Processos de Sublimação

processo de sublimaçãoDiferente da serigrafia, no processo de sublimação não se usa telas. O desenho é impresso em papel cuja tinta é especial, chamada de tinta sublimática. Este papel é então prensado em alta temperatura e pressão para que a tinta possa aderir-se ao tecido ou superfície desejada.

É simples assim. O segredo é que a fabricação desta tinta a torna fixável apenas após o processo da prensa térmica. Por isso,
Em boa parte, a sublimação se popularizou pelo Brasil através de foto produtos. Sabe aquelas camisetas de pais com retratos impressos dos filhos como estampa? Pois é. Foi assim que o mercado desta técnica começou a se expandir. Hoje, ela é utilizada em diversos produtos e materiais.

Sua vantagem principal é a economia no custo para grandes ou baixas tiragens, visto que o custo para muitas ou poucas peças é basicamente o mesmo. Assim, para grandes demandas, a sublimação garante economia. Outra vantagem é a capacidade da impressão em riqueza de detalhes, maior que na impressão à tela.

Para citar algumas desvantagens, no entanto, o tecido a ser estampado precisa ser pelo menos 80% poliéster para que a impressão funcione. Além disso, apesar dos baixos custos e alta praticidade, a sublimação ainda não é um processo factível em malhas escuras. Para concluir nas desvantagens, alguns dizem que a tinta possui menos vivacidade, é menos vibrante. Além de que: são poucas as impressoras disponíveis para utilização desta tinta sem danificar o equipamento no médio-longo prazo.

Hoje em dia as impressoras ainda não vêm com adaptações de fábrica para tinta de sublimação. Neste sentido, a possibilidade que resta é a instalação dos famosos kits sublimáticos em suas impressoras. É importante ressaltar que nem todas possuem capacidade de serem adaptadas desta forma! É preciso conferir as características das cabeças de impressão de cada modelo/marca. Por exemplo, as da Epson são capazes de serem adaptadas com o kit, as impressoras da HP, por sua vez, não.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

processo sublimação